Prontos para colherem muita saúde direto do pé? Porque este artigo vem carregado de informação, porque chegou a vez de falar da seriguela, sua origem, benefícios e receitas!
Docinha e muito saborosa, algumas ótimas características da seriguela são: ajuda a emagrecer, fornece energia e ainda colabora com a digestão. Se já chamamos sua atenção, saiba que ela é facilmente encontrada no verão nordestino (entre dezembro e fevereiro) e que possui benefícios para a saúde que podem fazer parte do seu cardápio. Todos os dias!
De onde surgiu a seriguela?
Com origem provável no México, países da América Central e até mesmo da América do Sul, ela chega a também a ser escrita em algumas regiões como ceriguela. Com sua árvore podendo chegar a até 8 metros de altura, seus ramos quase sempre estão rente ao solo e suas flores resultam em cachos ou frutos únicos. Esses frutos são deliciosos e possuem uma casca bem fina, apresentando, de acordo com o estágio de maturação, as cores: verde, amarela e vermelha.
Para a nossa saúde –e felicidade–, a seriguela é eficiente contra anemia, combatendo a diminuição de glóbulos brancos. Com sabor bem original e polpa cremosa, a fruta apresenta muitas propriedades nutricionais, como fonte abundante de vitaminas A, B e C, carboidratos, fósforo, cálcio e ferro.
Mesmo com a pouca exploração comercial de culturas e pomares pelo Brasil, a seriguela nacional tem forte potencial econômico, com coloração atrativa e excelente sabor quando comercializada in natura, abrangendo diversas regiões do Brasil.
Benefícios da seriguela
Assim como a acerola, é impensável como uma fruta tão pequena pode conter tantos benefícios! Rica em fibras, ela já começa ajudando na digestão, fazendo o intestino funcionar adequadamente. Desse modo, evita disfunções como diarreia, prisão de ventre, gases e disenteria.
Mas são as fibras que podem interessar tanto: elas ajudas no emagrecimento! Cada porção de seriguela ingerida ajuda a prolongar aquela sensação de saciedade, além de terem baixas calorias…
Outro fator saudável é que a fruta ajuda na hidratação, contendo mais da metade de sua composição só de água. Assim, o efeito diurético ajuda no emagrecimento e evitar a retenção de líquidos.
Excelente para o organismo, além dos benefícios já citados, ela também é fonte abundante de antioxidantes, prevenindo a ação dos radicais livres. Em resumo, a seriguela melhora o funcionamento do nosso corpo e ainda ajuda no combate ao envelhecimento precoce!
Para quem pratica atividades físicas, saiba que a seriguela tem muito carboidrato, fonte ótima para garantir mais energia e diminuir efeitos da fadiga pós-treino. Quer mais? Ela também reduz o colesterol ruim e combate a anemia fornecendo ferro em boa quantidade.
Demais características da fruta
Apesar de alto índice quando madura, a acidez da seriguela é relativamente baixa, não sendo considerada uma fruta ácida, mas até bastante doce. No final de sua maturação, esses açúcares constituem apenas um terço de açúcares totais.
Muito apreciada por ser uma delícia para consumo fresco, o fruto também pode ser processado para a produção de alimentos quando totalmente madura, por apresentar altos níveis de amido e baixo teor de ácido ascórbico. Impressionante sobre a seriguela é que um único de 25 g pode apresentar um rendimento de 50% da polpa para a utilizado na fabricação de sorvetes, sucos, geleias, licores e até mesmo refrigerantes e vinho.
Tabela nutricional da seriguela
Tomando-se por base uma porção de 100 g de seriguela, encontramos aproximadamente:
- Manganês — 0,2mg;
- Gorduras polissaturadas — 0,2g;
- Fibra alimentar — 4,1g;
- Lipídios — 0,3g;
- Cálcio — 27,6mg;
- Vitamina C — 29mg;
- Fósforo — 48,3mg;
- Magnésio — 19mg;
- Tiamina B1 — 0,2mg;
- Sódio — 1,6mg;
- Calorias — 75,2;
- Carboidratos — 18,7g;
- Proteínas — 1,5g;
- Gorduras saturadas — 0,3g;
- Ferro — 0,5mg;
- Potássio — 256mg;
- Cobre — 0,2ug;
- Zinco — 0,6mg.
Vamos plantar um pé de seriguela?
O Brasil tem um clima propício para o crescimento e desenvolvimento de pés de seriguela! Como o fruto precisa de clima tropical, aqui temos calor e nem tanta umidade. Observe que a floração da árvore acontece principalmente no fim da primavera e segue até o ápice do verão, com seus frutos amadurecidos prontos para consumo até o final do ano.
Os cuidados são básicos. A árvore apenas precisa ser plantada em solo profundo e ter acesso a sol pleno, embora mesmo em solos escassos e pobres ela consegue florescer. Porém, inicialmente, você pode precisar adicionar alguns nutrientes extras. E quando for regar, não cometa exageros, pois umidade não é o forte do pé de seriguela. Se quiser pular essas etapas iniciais, fica a dica: plante usando o método de estaquia ou vá até um viveiro selecionar uma muda bem bonita para você!
Receitas deliciosas para à base de seriguela
Quando o artigo vai dando água na boca, é sinal de a informação está valendo a pena! Por ser um fruto doce, você vai poder consumi-la purinha do café-da-manhã, até o lanche da tarde! Confira abaixo qual opção de receita pode deixar você apaixonado pela frutinha…
Sorvete de seriguela
1. Ingredientes
- 1 lata de leite condensado;
- Suco de um limão;
- 1 caixa de creme de leite;
- 2 xícaras de seriguela lavadas e sem os caroços.
2. Modo de preparo
- Misture e bata tudo no liquidificador;
- Leve a mistura ao congelador por 3 horas;
- Tire e bata novamente no liquidificador, para ganhar consistência;
- Leve ao congelador por mais 3 horas;
- Sirva com acompanhamentos de sua preferência.
Mousse de seriguela
1. Ingredientes
- 30 seriguelas sem casca e caroço;
- 1 caixa de creme de leite;
- 1 lata de leite condensado.
2. Modo de preparo
- Misture e bata todos os ingredientes no liquidificador;
- Vá adicionando o creme de leite e o leite condensado aos poucos;
- Coloque 1 envelope de gelatina incolor e sem sabor já dissolvida;
- Bata tudo novamente;
- Leve à geladeira por cerca de 5 horas.
Suco de seriguela
1. Ingredientes
- 500 g de seriguela sem caroço
- 1 l de água
2. Modo de preparo
- Misture e bata tudo no liquidificador;
- Coe tudo;
- Leve essa polpa ao liquidificador;
- Adicione 1 litro de água gelada;
- Bata tudo novamente;
- Adicione mel a gosto, se quiser.
Já percebeu que maravilha de fruta? Agora, é só incluir a seriguela no seu dia-a-dia e seu cardápio vai ganhar todos os seus benefícios!
O post Seriguela: benefícios, como plantar e como consumir apareceu primeiro em Tudo Ela.
Seriguela: benefícios, como plantar e como consumir Publicado primeiro em https://tudoela.com
No comments:
Post a Comment