Wednesday, December 26, 2018

Endocrinologista: entenda como atua esse profissional

Quer saber do que cuida um médico endocrinologista e qual a sua importância para termos uma vida saudável? Neste artigo você ficará sabendo quais são as suas áreas de atuação e muito mais!

O médico endocrinologista é especialista no sistema endócrino prevenindo e tratando distúrbios hormonais e metabólicos, restabelecendo o equilíbrio do organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, para se tornar um especialista em endocrinologia, o profissional deverá ser formado em medicina, ter dois anos de residência na especialidade ou cinco anos de trabalho comprovado, além de ser aprovado em concurso anual realizado pela instituição.

O que é o sistema endócrino?

A área de atuação do endocrinologista é o sistema endócrino. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre ele.

O sistema endócrino é responsável pela produção e liberação dos hormônios na corrente sanguínea. Após serem liberados, os hormônios atuam em várias funções auxiliando a regular e equilibrar o metabolismo do organismo. Quando ocorre um desequilíbrio nas atividades das glândulas são desencadeadas as doenças no sistema endócrino denominadas endocrinometabólicas.

De um modo geral, podemos destacar algumas glândulas endócrinas que, quando em desequilíbrio, desencadeiam várias doenças.

  • Tireoide;
  • Hipófise;
  • Pineal;
  • Hipotálamo;
  • Timo;
  • Paratireoide;
  • Suprarrenal (adrenal);
  • Ovários;
  • Testículos;
  • Pâncreas.

Entretanto, com os avanços da medicina, além dessas glândulas endócrinas, outras células e tecidos também são responsáveis por produzirem determinado tipo de hormônio. Confira algumas delas.

  • Coração;
  • Intestinos;
  • Tecido gorduroso;
  • Células endoteliais, que revestem as paredes internas das artérias;
  • Tecido ósseo.

Principais áreas de atuação do endocrinologista

De uns anos para cá, o especialista em endocrinologia tem ganhado mais espaço na área da saúde tendo em vista o aumento crescente de doenças desencadeadas por hábitos de vida não muito saudáveis. A área de atuação do endocrinologista é bastante ampla prevenindo e tratando doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, distúrbios da tiroide, osteoporose, entre outras.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o especialista em endocrinologia está capacitado para atuar, principalmente, nas seguintes áreas:

Obesidade

A obesidade, que atinge milhões de pessoas, tanto adultos, como crianças e adolescentes no mundo todo, é uma condição que deve ser avaliada pelo endocrinologista. Muitas vezes, a obesidade não é consequência de maus hábitos alimentares e sedentarismo. Ela pode, sim, estar associada a distúrbios hormonais como o hipotireoidismo, hipertensão, esteatose hepática, diabetes, entres outros.

Cabe ao endocrinologista investigar as possíveis causas da obesidade, bem como alertar o paciente sobre os problemas que ela acarreta para a saúde, como doenças cardiovasculares e problemas ortopédicos, entre outros.

O papel do endocrinologista na cirurgia bariátrica

O endocrinologista tem um papel fundamental na realização da Gastroplastia, também conhecida como cirurgia bariátrica. É ele quem seleciona os possíveis candidatos a serem submetidos ao procedimento que não conseguiram perder peso de maneira eficaz, mesmo com mudanças de hábitos alimentares e prática de atividade física, um período de pelo menos 2 anos.

Mas não é somente isso. No pré-operatório, o especialista deverá pesquisar e tratar possíveis doenças como diabetes e distúrbios hormonais, entre outras, que podem ser responsáveis pela obesidade do paciente. Já no pós-operatório, o endocrinologista previne e trata possíveis deficiências nutricionais, como vitaminas K, B12 e ferro, avalia complicações clínicas e prepara o paciente para cirurgias estéticas, se for o caso.

Por ser bastante comum o reganho de peso por alguns pacientes após um determinado período, o endocrinologista é primordial para avaliar a adesão do paciente ao programa nutricional e, prescrevendo medicações para controle de peso, quando necessário.

Diabetes mellitus

O diabetes mellitus, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue em virtude da baixa produção de insulina pelo pâncreas, é o problema mais comum que levam pacientes a procurarem o endocrinologista.

Cabe ao especialista prevenir e tratar, tanto no caso do diabetes tipo 2, que ocorre pela resistência periférica à insulina, doença que acomete pacientes entre 30 e 40 anos com excesso de peso e histórico familiar, como o diabetes tipo 1, causado por alterações genéticas e autoimune que impede a produção de insulina, detectada geralmente na infância e puberdade, não tendo nenhuma associação com o peso corporal.

Menopausa e andropausa

A endocrinologia previne e trata problemas relacionados aos hormônios sexuais femininos e masculinos. A endocrinologia feminina trata irregularidades e alterações no ciclo menstrual, que podem significar problemas hormonais, bem como ameniza e alivia os sintomas causados pela menopausa através da reposição hormonal.

Os hormônios masculinos também tentem a diminuir quando o homem envelhece causando a diminuição da força muscular, disfunção erétil e cansaço, sendo necessária a reposição hormonal.

Hipertensão e glândulas suprarrenais

As doenças provocadas por disfunções na glândula suprarrenal (adrenal), que tem como maior função o controle da absorção de sódio nos rins e pela produção de substâncias precursoras dos hormônios sexuais, podem ocasionar ganho de peso, alterações na pressão arterial, puberdade precoce e escurecimento da pele, entre outros. Algumas doenças tratadas pelo endocrinologista são o hiperaldoesteronismo, feocromocitoma, insuficiência adrenal e síndrome de Cushing.

Distúrbios da tireoide

Outro problema bastante comum tratado pelo endocrinologista são os relacionados com os distúrbios da tireoide ou das paratireoides, como o bócio, o hipoparatireoidismo, a tireoidite de Hashimoto e a doença de Graves, entre outras.

Quando a produção de hormônios pela tireoide está aumentada, o paciente pode apresentar um quadro de hipertensão, aceleração do ritmo cardíaco, perda de peso, irritação, insônia, enfraquecimento dos cabelos, diarreia, entre outros.

Já quando a produção de hormônios está baixa, o paciente pode desenvolver um quadro inverso, com excesso de cansaço e sono, ritmo cardíaco lento, constipação, depressão, entre outros.

Distúrbios da puberdade

Toda criança saudável tem um crescimento normal. Por isso, o crescimento excessivo ou deficiente pode ocorrer em virtude de alterações hormonais, genéticas ou nutricionais. Na  puberdade, o adolescente que desenvolve precocemente pelos pubianos, crescimento anormal das mamas e odor axilar desagradável, pode ser consequência de distúrbios hormonais, assim como os que não desenvolveram essas características. Cabe ao endocrinologista investigar as possíveis causas e fazer uma avaliação.

Doenças da hipófise

As doenças que acometem a hipófise e o hipotálamo, glândulas presentes no cérebro que estabelecem conexões com o sistema neural, principalmente os tumores de hipófise, podem causar distúrbios da visão, dores de cabeça, presença de leite nas mamas fora do período de lactação, entre outras. As doenças mais comuns são a adenoma de hipófise, prolactinoma e acromegalia.

Osteoporose

As dores nos ossos, bem como fraturas frequentes podem significar um desequilíbrio no metabolismo ósseo e mineral, que geralmente acomete as mulheres no período da menopausa. Como a osteoporose é uma doença endócrina, o ideal é procurar um endocrinologista para fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado.

O post Endocrinologista: entenda como atua esse profissional apareceu primeiro em Tudo Ela.


Endocrinologista: entenda como atua esse profissional Publicado primeiro em https://tudoela.com

No comments:

Post a Comment