Tema de importância e questão de saúde mundial, a diabetes é uma doença que ataca organismo que não produz mais insulina. Hormônio essencial para quebrar a glicose, a insulina é também uma substância que fornece energia para nossas células do organismo funcionarem.
A diabetes tem mais de uma causa assim como diferentes tipos de tratamento. Com a vida sempre cheia de estresse e má alimentação, ela está muito presente ao estilo de vida dos dias de hoje. Somente no Brasil, são mais de 15 milhões de diabéticos. No mundo, esse número chega a mais de 430 milhões, levando as autoridades a tratarem a doença como mais um caso de saúde pública.
A origem da doença e seus tipos
Quando o pâncreas não é capaz de produzir a insulina suficiente para suprir as necessidades do organismo, principalmente quando o corpo requer muita energia. Na ausência desse hormônio a glicose não penetra nas células para ser usada como fonte de energia, causando a diabetes.
São dois os tipos de diabetes, e ocorrem de formas diferentes. Às vezes é o pâncreas que para de produzir insulina; a outra forma é quando o corpo cria resistência à insulina. Isso que diferencia a diabetes tipo 1 e a tipo 2.
Sobre a diabetes tipo 1
No caso da diabetes tipo 1, nosso pâncreas produz mais a insulina devido a um defeito do sistema imunológico. Nesse caso, os glóbulos brancos passam a entender que a insulina, produzida pelo nosso organismo, é um corpo estranho. Então, cada vez que o pâncreas a produz, ela é atacada pelo nosso sistema de defesa.
Assim, a glicose não consegue chegar às células e acaba por não produzir energia para nosso corpo continuar em funcionamento. Os sintomas aqui vêm rapidamente, e mais frequentes também, como a sede excessiva, vontade de urinar constante e perda de peso.
Sobre a diabetes tipo 2
Esse é o tipo mais comum da diabetes, acometendo quase 90% dos pacientes diagnosticados. Ela se desenvolve porque nosso organismo cria resistência à insulina ou não a produz suficiente a fim de manter o nível normal de glicose. Isso significa que essa anomalia na produção de insulina faz a distribuição de glicose ser irregular para nossas células, prejudicando o funcionamento do nosso organismo.
Um grande problema da diabetes tipo 2 é ser silenciosa. Muitas pessoas convivem por anos com a doença sem detectá-la. Os melhores sintomas para sua detecção são a frequência de infecções na pele, feridas que dificilmente cicatrizam, alterações visuais, formigamento dos pés, sede constante e vontade quase incontrolável de urinar.
O que é a diabetes no período gestacional?
Em casos incomuns, podemos inserir casos como a diabetes gestacional, quando mulheres, durante a gravidez, desenvolvem resistência à ação da insulina. Ainda é incerto o motivo dessa resistência, mas a diabetes pode continuar ou não a se manifestar na gestante após o parto e requerem o dobro de cuidados e uma alimentação especial para garantir a saúde integral de mãe e bebê.
Os principais sintomas da diabetes
Um dos problemas é realizar um diagnóstico fácil apenas pelos sintomas diabéticos, pois as consequências mais sérias da diabetes são silenciosas e causam prejuízos a longo prazo. Então, exames de nível de insulina e glicemia no sangue são a melhor aposta para se detectar a doença.
Em geral, essas taxas estão em quase todos os exames de sangue que verificam a existência e até a tendência do paciente a desenvolver a diabetes. Entre os dois tipos já citados, os sintomas mais comuns são:
- Náuseas;
- Perda de peso;
- Formigamentos;
- Problemas de vista;
- Fadiga;
- Fome excessiva;
- Sede em excessivo;
- Vontade constante de urinar;
- Dificuldade para feridas cicatrizarem.
Principais causas da diabetes
Sem uma causa específica, a diabetes é uma resposta para os diferentes fatores de risco envolvidos, sendo a alimentação excessivamente e baseada em gorduras e carboidratos simples a principal causa. Esses alimentos ajudam a elevar a quantidade de glicose no sangue, que é absorvida rapidamente pelo corpo e provoca muitas variações.
A má alimentação somada a casos de sedentarismo, por exemplo, os riscos aumentam, pois a ingestão de alimentos ruins prejudicam sua queima correta pelo organismo. E como a diabetes tipo 1 tem componente genético, ela pode aparecer mais em jovens.
O fator psicológico é outra causa para o surgimento da doença, por que um nível de estresse intendo eleva o cortisol, causando aumento de peso e o provável risco de diabetes. Além do mais, pessoas estressadas costumam obter vários hábitos que não são saudáveis e acabam por contribuir para o surgimento da diabetes. Exemplos clássicos são uma alimentação desregulada, tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas.
Como realizar o tratamento da diabetes
Caso a doença não seja tratada rapidamente, ela pode trazer riscos iminentes para nosso corpo e organismo, até com a possibilidade de falecimento. Por isso é vital ter um diagnóstico o quanto antes e adotar um estilo de vida mais saudável, além de controlar regularmente o nível de açúcar no sangue.
Como é perceptível, um tratamento completo e eficaz da diabetes envolve aspectos da vida, que precisam ser repensados. É preciso se adaptar às novas necessidades do organismo para manter-se saudável suas necessidades e as de seu corpo. Para tanto, nossa lista abaixo apresenta dicas importantes para uma adequação pessoal que evite adquirir a doença. Siga a lista e faça sua vida mais saudável longe da diabetes!
- Faça muita, mas muita atividade física regularmente;
- Coma moderadamente, várias vezes ao dia, evitando picos glicêmicos;
- Coma mais frutas e legumes, diminuindo o consumo de gorduras;
- Evite carboidratos e demais doces;
- Adicione mais fibras às suas alimentações;
- Elimine totalmente as gorduras saturadas do cardápio.
Artigos relacionados:
Contribua para uma vida melhor para você
Assim como as pessoas quem tem diabetes tipo 1 e a tipo 2, verificar o nível de insulina no sangue pode ser hábito rotineiro. Mas o tipo 1 quer aplicações de insulina via injeção todos os dias. As do tipo 2 pode ser amenizado pelo uso de medicamentos orais. Apenas adicione ao seu dia-a-dia ações como:
- Monitorar semestralmente o nível de glicemia;
- Não fumar;
- Monitorar anualmente colesterol e pressão arterial.
E lembre-se sempre de jamais fazer essas dietas malucas, loucas e da moda que surgem por aí! Uma vida saudável requer apenas um alimento: amar a si mesmo!
O post Diabetes: sintomas, cuidados, causas e tratamentos apareceu primeiro em Tudo Ela.
Diabetes: sintomas, cuidados, causas e tratamentos Publicado primeiro em https://tudoela.com
No comments:
Post a Comment