Se você está buscando um jeito fácil de fazer um bom dinheiro e, ainda, se livrar do excesso de coisas que foram se acumulando em sua casa, organizar um Garage Sale (venda de garagem, em tradução livre) pode ser a melhor alternativa.
O Garage Sale é fácil de administrar e organizar, podendo converter itens que são inúteis para você em uma ótima fonte de renda extra.
Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, 6 excelentes dicas para ajudar você a transformar o seu Garage Sale em um absoluto sucesso. Boa leitura!
1. Reúna os itens que serão comercializados
Procure nas caixas velhas guardadas no armário ou na garagem e escolha os itens que podem ser vendidos. Passe um “pente-fino” em todos os cômodos para identificar tudo o que você não precisa ou utiliza.
Para algumas pessoas, é mais difícil se desapegar, até mesmo, de objetos que nunca foram usados. Se você está entre elas, considere que um item encostado em um canto da casa por um ano não fará diferença.
Venda tudo o que não usa mais, como sapatos e roupas que já não servem, louças que nunca saem do armário, artesanatos, jogos antigos e demais tranqueiras desse tipo.
A boa notícia é que quase sempre há um comprador para todas as coisas. Não obstante o fato de existirem verdadeiros líderes de vendas, como itens culinários, antiguidades, livros, ferramentas e brinquedos infantis, você não deve recear vender aquilo que nem mesmo você teria coragem de comprar.
O pior que pode acontecer é a venda fracassar e você ter de doar algum objeto.
2. Verifique a necessidade de autorização
Antes de tudo, é altamente recomendável verificar a necessidade de uma permissão específica, junto à prefeitura da sua cidade, para realizar um Garage Sale.
Muitos municípios restringem legalmente a venda de garagem, regulamentando os locais em que é permitido anunciar o evento, bem como as datas disponíveis e a duração permitida. Essas regulamentações destinam-se a diferenciar entre cidadãos que, eventualmente, desejam vender alguns de seus pertences, e comerciantes profissionais.
É muito mais conveniente perder uma parte do seu tempo analisando tais questões e, se preciso, arcar com uma pequena taxa, do que se arriscar a sofrer multas mais pesadas, além de possíveis sanções e penalidades.
3. Elabore um inventário
Coloque no papel o nome de cada produto que você quer vender. Muitos organizadores de Garage Sale negligenciam essa etapa, todavia, contar com um inventário completo pode facilitar bastante as suas vendas.
O seu inventário deve trazer o preço de cada um dos itens. Como as etiquetas tendem a se perder facilmente em uma Garagem Sale, fica mais difícil oferecer descontos não programados, sobretudo, quando você estiver atendendo um comprador e outro começar a perguntar acerca de um produto sem etiqueta.
Lembre-se, também, de que colocar muitos itens à venda aumenta a necessidade de controlar o estoque.
4. Defina o dia e a hora do seu Garage Sale
Um Garage Sale de três dias pode ser o bastante para vender todo o seu estoque. Os dias mais indicados são os de final de semana, logo, defina um no qual os potenciais clientes estarão com mais tempo livre e disposição.
A maioria dos Garage Sales inicia-se às 9 da manhã e duram até o fim da tarde. Consulte a previsão do tempo, a fim de evitar dias chuvosos ou muito frios, pois, as pessoas costumam sair mais de casa nos dias quentes.
Caso esteja planejando agendar o Garage Sale em feriados e datas especiais, é preciso redobrar a atenção, à medida que os consumidores tendem a ter planos elaborados previamente acerca de como passarão esses dias.
Certos bairros e ruas tem dias específicos para eventos como esse. Aproveite essa oportunidade, pois, as pessoas estarão mais dispostas a olhar os produtos de vários pontos de vendas. Para não perder essas datas, acompanhe os jornais locais e os informes do centro comunitário.
Os dias em que houver obras de manutenção nas principais vias que levam até a sua garagem devem ser evitados: os compradores se afastam dessas áreas e, aqueles que passarem por elas, provavelmente estarão mal-humorados devido ao trânsito.
5. Precifique corretamente
Elabore uma lista completa dos seus produtos e estabeleça um preço justo para cada um deles. Como é de seu interesse se livrar destes itens, é recomendável manter os preços baixos: para os de maior valor, recomenda-se definir ¼ do preço original.
Isso não significa que você deve vender tudo “a preço de banana”, pois certos itens podem custar mais caro, como: raridades, antiguidades, colecionáveis e artigos bem conservados.
Tenha em mente que a meta principal de um Garage Sale consiste em se livrar de objetos velhos e não necessariamente obter lucros vultosos. O público-alvo desse comércio tendem a procurar abatimentos e pechinchas.
Portanto, se não deseja colocar tudo de volta em casa no final do evento, mantenha os preços tão baixos quanto possível.
Se você tiver dificuldade em precificar algum produto, cole a etiqueta “Fala a sua oferta”. Os clientes podem ser estimulados com a possibilidade de levar vantagem, embora também seja possível fazer um rótulo escrito “R$ 50 ou melhor oferta” se você considerar benéfico ter a opinião do comprador durante a negociação.
Não há motivo para fixar preços inalteráveis, uma vez que alterar o valor de produtos específicos segundo a procura é uma medida inteligente.
6. Etiquete e rotule os produtos
Lembre-se de deixar claramente visíveis os preços de cada produto. Desse modo, você evitará ser frequentemente incomodado, tendo que responder perguntas repetidas sobre o valor desse ou daquele item.
Se você quiser aproveitar ainda melhor o seu tempo, utilize etiquetas chamativas e coloridas para que os clientes encontrem os preços com facilidade.
Você pode optar por recorrer a uma etiquetadora ou usar rótulos adesivos, mas, se não tiver etiquetas, uma boa ideia consiste em colocar os preços em fita crepe ou fazer adesivos por conta própria.
Itens com o mesmo preço podem ser colocados em uma caixa estampada com o valor. Em um Garage Sale, os clientes esmiuçarão a caixa até encontrar algo de interesse e, assim, levar mais de um item ou propor um determinado valor para adquirir a caixa toda.
O post Garage Sale: como organizar com 6 dicas práticas apareceu primeiro em Tudo Ela.
Garage Sale: como organizar com 6 dicas práticas Publicado primeiro em https://tudoela.com
No comments:
Post a Comment