Problema que causa dor e desconforto, o torcicolo possui tratamento e pode ser evitado se você tiver atenção sobre como mantém sua postura nas atividades do dia-a-dia e na hora de dormir.
Na maioria das vezes o torcicolo costuma ser um incomodo passageiro que com cuidas simples pode ser resolvido, porém se os sintomas não passarem será preciso procurar um médico para verificar se esta condição não é sintoma de algum problema mais grave.
Vamos entender como ocorre o torcicolo, suas causas e aprender que com mudanças simples de comportamento e até como gestos de autocuidado como massagens podem evitar que você sinta este tipo de dor.
O que é o torcicolo?
O torcicolo é resultado da contração inesperada dos músculos da região do pescoço que geram dor e dificultam a movimentação da cabeça. Normalmente, a pessoa tem um lado da cabeça comprometido e o outro não, ou seja, ela consegue virar o pescoço somente para um lado pois o outro encontra-se dolorido. Porém, em alguns casos é possível que o torcicolo se estenda para a musculatura de ambos os lados e a pessoa tenha o movimento da cabeça “congelado” não podendo mexer nem para um lado e nem para o outro.
Principais causas do torcicolo
A ocorrência de torcicolo é mais comum do que se pensa e pode afetar qualquer pessoa estando saudável ou não. Entre as principais causas para o surgimento do torcicolo está o mal posicionamento do corpo durante o sono e o esforço exagerado da região do pescoço durante a realização de exercícios físicos.
Dormir de qualquer jeito não se preocupando em posicionar adequadamente a cabeça para o sono ou utilizando travesseiros inadequados são a causa mais comum de torcicolos. Durante o sono mantemos o corpo durante várias horas na mesma posição, se a cabeça e o pescoço não estiverem adequadamente acomodados é natural que a região amanheça dolorida.
Postura inadequada durante o trabalho ou na realização de tarefas domésticas são outras fontes comuns de causa para a aparição dos sintomas de torcicolo. Pessoas que passam muitas horas frente a computadores ou que durante o trabalho precisem manter uma postura que force a musculatura da região do pescoço podem ter torcicolo.
Pessoas que frequentam academia devem ter um cuidado redobrado para a postura durante os exercícios e para evitar esforços com os músculos da cabeça e pescoço. Se posicionar de uma maneira desfavorável para a cabeça ou sobrecarregar a musculatura desta região pode causar danos e gerar um torcicolo de forte intensidade.
Pequenos traumas como cair de bicicleta ou ao andar e bater a cabeça também podem levar a um quadro de estiramento muscular na região do pescoço e consequentemente do surgimento de um torcicolo temporário.
A permanência em locais que apresentem uma rápida e forte variação de temperatura também pode afetar a musculatura do pescoço e levar ao surgimento de um torcicolo.
Entretanto este estiramento dos músculos da região do pescoço também pode ocorrer em função da presença de algumas doenças como Parkinson, hérnia de disco, problemas nas vértebras e coluna, traumatismos na região do pescoço e cabeça, infecções respiratórias, abcessos na boca, cabeça ou pescoço. Em alguns casos, a causa do torcicolo é congênita, ou seja, transmitida dos pais para o filho.
Alguns remédios, que agem para bloquear receptores no cérebro, também são apontados como causadores de torcicolos.
Sintomas do torcicolo
Uma forte dor na região dos músculos do pescoço é o primeiro sintoma de que a pessoa pode estar sofrendo com um torcicolo. O segundo fator que normalmente atesta este diagnóstico é a dificuldade que a pessoa passa a ter para movimentar a cabeça.
Durante um torcicolo é comum que algumas partes do corpo envolvidas fiquem com a movimentação e o posicionamento comprometidos. O rosto e o ombro costumam ficar alterados tendo um lado mais elevado ou inchado do que o outro. A cabeça e o queixo também enfrentam diferenças sendo que o topo da cabeça costuma virar pendente para um lado do corpo e a ponta do queixo para o outro lado.
Em média, um torcicolo dura cerca de 48 horas, podendo variar um pouco mais ou menos dependendo da pessoa e na maioria das vezes compressa quente e massagem na região são suficientes para se encerrar as dores e desconfortos. Porém, se os sintomas persistirem por mais tempo e estiverem associados com outros fatores como febre, sensação de formigamento nos braços, inchaço da região do pescoço ou dificuldades para engolir ou respirar é melhor procurar um médico para um diagnóstico mais preciso.
A posição que a cabeça fica durante o período de torcicolo pode levar a um outro problema colateral que é o surgimento de dores de cabeça. Antes de tomar um remédio analgésico procure fazer uma automassagem na região da nuca isto, geralmente, é o suficiente para diminuir o incomodo e a dor.
Como tratar o torcicolo
A maioria das ocorrências de torcicolos são diagnosticadas como os de leve intensidade e para estes casos a redução das dores e o alívio dos sintomas se dá por meio de uma simples aplicação de compressa quente na região dos músculos atingidos e de massagem no pescoço.
Quando os sintomas persistem e mesmo estas técnicas não diminuem as dores e os movimentos da cabeça e pescoço continuam comprometidos é necessário a avaliação de um médico para verificar se é o caso de administrar algum tipo de remédio.
Normalmente, em caso de necessidade, os remédios receitados com mais frequência para estes casos são anti-inflamatórios, relaxantes para os músculos e anti-espasmódicos. Eles podem ser ministrados em pomadas, comprimidos ou adesivos.
Para estes casos mais persistentes de dor e dificuldade de movimentação o médico pode receitar remédios e até algumas sessões de fisioterapia.
Evitar o surgimento é possível se você pensar sobre a sua postura no dia-a-dia procurando evitar posições durante o dia, e ao se deitar, que forcem a musculatura da região do pescoço e cabeça.
Realizar alguns exercícios leves de alongamento antes de iniciar a jornada de trabalho também podem ajudar a prevenir o surgimento de um desconforto no pescoço. Uma técnica muito simples consiste em pressionar os músculos do pescoço e nuca durante cerca de 30 segundos.
Outra técnica muito eficiente é a massagem da região, ela deve ser feita de maneira leve e pode se utilizar de um creme hidratante ou de algum óleo corporal para aumentar a sensibilidade da pele para o contato com as mãos.
A utilização de uma bolsa térmica sobre a região deve ser feita durante um tempo máximo de 30 minutos certificando-se que a água não está muito quente e revezando a posição da bolsa entre um lado do pescoço e o outro.
Muitas empresas já oferecem exercícios de alongamento que recebem o nome de ginastica laboral e que visa preparar a musculatura dos trabalhadores para as atividades profissionais.
Na internet existem dezenas de vídeos que ensinam este tipo de exercícios, mas é importante ressaltar que você nunca deve exagerar nestas atividades e que preferencialmente busque a orientação de profissional para te orientar sobre que tipo de atividade física é a mais recomendada para você.
O post Torcicolo: causas, sintomas, cuidados e tratamentos apareceu primeiro em Tudo Ela.
Torcicolo: causas, sintomas, cuidados e tratamentos Publicado primeiro em https://tudoela.com
No comments:
Post a Comment