Wednesday, December 26, 2018

Síndrome de Turner: causas, sintomas e tratamentos

Quando decidimos formar uma família completa, digo, papai, mamãe e filho e não papai, mamãe e pet. Tudo bem, não deixa de ser uma família ou o principio de uma, no entanto, quando os casais se unem, filhos são consequências, ou melhor, frutos dessa união. Tanto é que, apesar de todo nervosismo e tensão que envolve a gravidez, quando estamos com o bebê nos braços, temos a sensação de que tudo valeu a pena.

Mas, e quando acontece desse fruto vir da forma que não imaginamos… Claro, filho é felicidade de qualquer maneira, no entanto, um filho com determinadas necessidades especiais pode se tornar uma preocupação para os pais que, querendo ou não, não são eternos. Neste artigo falaremos a respeito da síndrome de Turner: causas, sintomas e tratamentos.

Só para salientar o dito acima, nenhum pai ou mãe quer ver seus filhos caindo no mundo, claro que sabem que isso é inevitável, um dia, os filhos seguirão seus caminhos, constituirão família e passarão a visitar os pais nos finais de semana. Com isso, os pais compartilharão aquele sentimento de dever cumprido e ficarão em paz por estarem satisfeitos com a vida de seus filhos, mas, quando um deles precisa de cuidados especiais.

O que é Síndrome de Turner?

É uma anormalidade cromossômica descoberta por Henry Turner em 1938. Em outras palavras, uma doença genética, que afeta apenas mulheres devido a variação parcial ou total do cromossomo X que é o cromossomo sexual.

É uma doença raríssima. Segundo pesquisas, cerca de 1% das gestações que sofrem com essa anormalidade chegam ao final da gestação. Geralmente, devido à ausência ou deficiência no cromossomo X, algumas gestantes abortam espontaneamente, contudo, existem casos em que a criança nasce com a síndrome de Turner.

As causas da Síndrome de Turner

Geralmente as nossas informações genéticas são carregadas normalmente por 46 cromossomos, o cromossomo Y representa o sexo masculino e o X, feminino. Quando esse cromossomo não existe na formação do feto feminino, ocorre a síndrome. Existem algumas alterações genéticas que auxilia no surgimento da síndrome de Turner, veja quais são:

  • Material de Cromossomo Y;
  • Monossomia;
  • Mosaicismo.

O que é monossomia?

A monossomia é a falta de um membro de uma dupla de cromossomos. Quando ela é completa, porém, com um apenas um cromossomo X, é conhecida como monossomia completa, algo comum em pessoas que sofrem com a síndrome de Turner. Esse problema pode ser ocasionado devido a algum problema no óvulo da mãe ou no esperma do pai.

Material de Cromossomo Y

Esta não é uma das principais causas da síndrome de Turner, contudo, podem levar ao fato, enfim, algumas células, por algum erro genético, podem conter material de cromossomo Y em uma dupla de cromossomo X.

Mosaicismo

Esse nome é dado para os casos em que, dois materiais genéticos diferentes são apresentados, ou seja, quando a criança conta com células como monossomia e células normais, devido as características de um mosaico, recebeu esse nome: mosaicismo.

Os sintomas da Síndrome de Turner

Abaixo uma lista de sintomas que caracterizam uma pessoa portadora de tal síndrome. Veja abaixo:

  • Problemas com estatura;
  • Peso inferior ao normal ao nascer;
  • Tórax largo;
  • Pálpebras caídas;
  • Falta de desenvolvimento das características sexuais;
  • Dedos curtos;
  • Mamilos separados;
  • Amenorreia secundária ou primária;
  • Infertilidade;
  • Doenças renais;
  • Excesso de pele no pescoço.

Outro ponto importante a destacar a respeito da síndrome de Turner é a sua relação com o desenvolvimento intelectual de uma mulher que sofre com tal doença. Existem alguns casos, raros, em que a doença traz alguns retardos mentais, porém, na maioria dos casos estudados, foi constatada apenas uma dificuldade em realizar cálculos, nos demais testes, verbal e de inteligência, tudo seguindo a conformidade.

Tratamentos para a Síndrome de Turner

O tratamento mais indicado para as mulheres que sofrem com esse problema é a reposição hormonal, com essa intervenção, a mulher poderá contar com a manutenção e ganho de massa óssea e também com o seu desenvolvimento sexual.

Geralmente esse tipo de tratamento é recomendado que seja realizado desde os primeiros anos da adolescência. Isso para a reposição hormonal, agora, para a pele no pescoço, entre outras anormalidades físicas da doença, é recomendado uma cirurgia plástica.

Complicações da Síndrome de Turner

Devido às complicações no desenvolvimento feminino, outras complicações podem surgir, ainda mais quando o tratamento não foi realizado da maneira que deveria. Abaixo, conheça outros transtornos que podem vir a surgir:

Convivendo com a Síndrome de Turner

Em consequência da precariedade do desenvolvimento físico que a síndrome de Turner permite e de seus tratamentos, é muito comum que as mulheres que sofrem com o problema tenham problemas de autoestima e de relacionamentos. Devido a possibilidade de desenvolver uma depressão, frequentar um psicólogo pode trazer resultados positivos, ainda mais na adolescência.

Geralmente as doenças genéticas são sinônimos de uma vida sofrida e difícil, algumas realmente são, para os filhos e para os pais, mas, quem sofre com essa síndrome, pode sim ter uma vida feliz  e boa. Sim, sem esquecer que existirão algumas dificuldades para serem superadas, mas, com um bom tratamento, acompanhamento médico e o amor da família, com certeza a pessoa que sofre com a síndrome pode ter uma vida comum.

E, antes de fecharmos o texto, gostaríamos de escrever algumas palavras. Nem tudo na vida é como planejamos, às vezes, algumas situações acontecem para nos ensinar algo que precisamos para o nosso próprio crescimento humano. Independente do que um filho possa ter, não deixa de ser nosso filho, claro, gostaríamos que ele estivesse nos dando dor de cabeça de preocupação caindo na gandaia, mas, infelizmente, coisas inesperadas acontecem e tudo que podemos fazer quanto a isso é aceitar, se adaptar e fazer de tudo para tornar a vida de nosso filho, a melhor que podemos proporcionar.

Até a próxima, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

O post Síndrome de Turner: causas, sintomas e tratamentos apareceu primeiro em Tudo Ela.


Síndrome de Turner: causas, sintomas e tratamentos Publicado primeiro em https://tudoela.com

No comments:

Post a Comment