Todo fim de ano, especificamente o natal, é bem parecido com o clima de polarização política que se instala no país em épocas de eleições, com uns que amam uva-passa de um lado e outros que a odeiam de outro.
E não tem jeito de fugir da polêmica, porque uma das características da uva-passa é sua versatilidade: pode ser inserida tanto em pratos doces como salgados. Portanto, inevitavelmente, em algum momento alguém vai levantar a discórdia. É como programar festa de aniversário, batizado, casamento, um dia antes das eleições: em dado circunstância esse assunto vai rolar e a chance do clima esquentar aumenta consideravelmente.
Para quem não gosta de uva-passa não existe época pior do ano, é um verdadeiro inferno.
Quando pensa que aquele “negocinho” preto na farofa é um pedaço de bacon fatiado, descobre na primeira mordida que se trata da bandida da uva-passa.
Quando vê aquela profusão de cores no arroz, nem se dá conta que escondida, camuflada em meio ao festival de ingredientes lá está ela, a uva-passa, marcando presença;
Quando vê a maionese e tem certeza que está infestada de azeitonas pretas e descobre que é novo engano.
“Mas será que estou em um festival de uva-passa, meu Deus do céu?!”.
Para quem gosta, é uma verdadeira alegria ser surpreendida com aquele gostinho agridoce inesperado ou com aquelas pitadas acentuando o doce do quitute.
“Podia ser natal o ano inteiro, não?”.
Este post do TudoEla pretende fazer o papel do “isentão” quanto a essa disputa ideológica ferrenha, se preocupará apenas de incrementar a discussão com bons acréscimos de conteúdo que poderão ser úteis tanto para gregos como para troianos.
Falaremos sobre as virtudes da uva-passa e também indicaremos algumas receitas que não conta com os serviços do fruto incansável e onipresente.
Confira a seguir mais a respeito da uva-passa, quem sabe passe a enxergá-la de forma mais simpática ou possa descobrir algo para substituí-la.
Confira a seguir.
Aliada da balança
A uva-passa pode ser um ótimo recurso para saciar a fome sem consumir enorme quantidade de calorias. Estima-se que 100 gramas do fruto desidratado equivalham a 299 calorias.
Boa pra saúde
As propriedades da uva-passa são um bom negócio para fortalecer a saúde, podem agir com ações anti-inflamatórias, além de não conter glúten, uma ótima notícia para quem tem intolerância. Vejamos algumas das vitaminas da uva-passa:
- Vitaminas de complexo A;
- Vitaminas de complexo B;
- Cobre;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Ferro;
- Zinco;
- Potássio;
- Manganês;
- Resveratrol.
Voltando a 100 gramas de uva passa, essa quantidade, além das 299 calorias, tem como valores nutricionais os seguintes dados:
- 79,2 gramas de carboidratos;
- 3,1 gramas de proteínas;
- 0,5 gramas de gorduras;
- 3,7 gramas de fibras.
Fortalece o sistema imunológico
A riqueza nutricional da uva-passa contribui fantasticamente para o fortalecimento do sistema imunológico, importantíssimo para resistir aos ataques de agentes externos, como vírus. Conforme viu acima, a uva-passa é rica em minerais como Ferro, fundamentais para a prevenção de anemias. Cabe ao Cobre o papel de fazer a proteção contínua das células vermelhas e de garantir boa composição sanguínea.
As propriedades anti-inflamatórias são úteis para reduzir os riscos de febres e outras enfermidades oriundas das ações de bactérias.
Facilita a digestão
Se tem problemas de se livrar de todo o excesso que botou pra dentro durante a ceia de natal, a uva-passa tem efeito laxativo, porque as suas fibras colaboram para regular a flora intestinal. Também auxilia para absorção de nutrientes e no expurgo de toxinas e radicais livres.
Aliada contra o câncer
E por falar de se livrar de radicais livres, estes são um dos responsáveis que contribuem para o surgimento desse mal, câncer, em nosso corpo, dos tumores na mama, próstata, entre outros. Além de ação anti-inflamatória a uva-passa é composta de antioxidantes que, entre outras funções, protegem o organismo contra os agentes que favorecem o desenvolvimento da enfermidade.
Aliada na cama
Estar com problema de desejo, apetite sexual? Experimente uma dieta com uva-passa que o seu problema pode ser resolvido sem muita demora. A uva-passa tem um aminoácido que eleva o patamar da libido, a arginina.
Aliada das madeixas
Para manter um cabelo saudável é necessário manter o corpo saudável, bem nutrido, e o Ferro é mineral valiosíssimo para o fortalecimento do organismo, o que a uva-passa tem de sobra, assim como a vitamina C, que colabora para a absorção de Ferro pelo corpo. Boa alimentação fortalece o couro cabeludo o que previne a queda de fios e ajuda para a manutenção do brilho e da hidratação do cabelo.
Ideias de pratos para se livrar da uva-passa
Mas você não quer saber de conversa: a uva-passa pode ser uma amigona da nossa saúde, mas continua sendo insuportável e não é insubstituível, deve haver outros alimentos tão ricos nutricionalmente quanto ela e que podem substituí-la no cardápio de fim de ano.
Ok, vamos listar algumas ideias de prato para que possa realizar o desejo de ter uma ceia para chamar de sua, só sua, sem uva-passa.
Morangos
Sua mãe gosta de morangos? Você gosta de morangos? Que tal chegar no ouvidinho dela e sussurrar matreiramente: “uma torta de morango ficaria um espetáculo, não acha? O vermelho da fruta combinaria maravilhosamente com a toalha vermelha, com toda a decoração natalina. As fotos ficariam um arraso!”.
Ou então uma gelatina com frutas vermelhas e vinho rosé. Imagine o efeito do cálice preenchido com as frutas junto com a torta de morango.
E se acrescentar ainda uma torta de chocolate com morango e cereja? O contraste da cobertura com os frutos também geram um impacto muito agradável.
Arroz de forno
Uma estratégia para livrar o arroz da uva-passa seria argumentar que já tem muito doce na festa, não cairia bem no arroz de forno. “Lembra que a tia Cotinha é diabética, o vô Hilbert também, a dona Ermerinda nem se fala e a senhora não pode ficar abusando muito não, viu?”.
Considerações finais
Se você é pró-uva-passa ou anti-uva-passa, não importa, será útil saber que o fruto desidratado tem poucas calorias, fortalece o sistema imunológico, facilita a digestão, auxilia no combate ao câncer, é um ótimo estimulante sexual e é bom pra cabeça, melhor, pros cabelos. Os que gostam ficarão com mais motivos para continuar o consumo e os que odeiam poderão não se sentir tão injuriados quando forem pegos de surpresa novamente no fim de ano, porque isso vai ocorrer, é tão certo quanto o nascer do sol.
Mas os que ainda assim querem reduzir a todo custo o risco, foi exibida algumas sugestões de pratos, juntas com boas argumentações, que tradicionalmente não sofrem com a intromissão da uva-passa.
Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe, opine. Sua opinião é muito importante para nós.
Veja mais de nossa sessão de nutrição.
O post Uva-passa: amada por uns e odiada por outros! apareceu primeiro em Tudo Ela.
Uva-passa: amada por uns e odiada por outros! Publicado primeiro em https://tudoela.com
No comments:
Post a Comment