Para explicar com maior exatidão e clareza a grande diferença entre o arroz branco diante do arroz integral, basta apelar-se para um jargão popular: “bonitinho, mas ordinário”. Os benefícios do arroz integral para a saúde do homem são tão grandes diante do seu irmão descascado, que quase não há comparação.
Os dois são a semente de cereal mais consumida do mundo – algo como 3,5 bilhões de pessoas comem arroz todos os dias, quase metade da população mundial. Mas, em cada região ou país, há um tipo de arroz que ganhou a preferência. Entre nós, aqui no Brasil, a preferência recaiu exatamente sobre o mais pobre dos arroz, o que tem menos nutrientes.
O branco perde nutrientes essenciais
Ele é branco, mais bonitinho que seu irmão amarelado, mas, sem nutrientes. Isso porque ele ‘ganha’ a coloração branca ao perder a película exterior que lhe dá proteção, que é justamente onde está a maior parte dos nutrientes desse grão. Já o arroz integral é o grão por inteiro, apenas com a remoção de sua casca.
Mas, mantém essa película externa, de cor amarelada, onde estão nutrientes como vitaminas, lipídeos, fibras, proteínas e minerais. No processo industrial que produz o arroz branco, ele é polido até perder a película de melhor qualidade alimentar para a saúde. Ganha beleza, mas, fica pobre em nutrientes.
Muitos benefícios do arroz integral
É uma confusão que a indústria produz sem nenhuma necessidade. O processo de polimento empobrece o arroz, mas, o integral pode ser cozido tanto quanto o branco, apenas observadas algumas regrinhas essenciais.
- Ao colocar a cozinhar o integral, você precisa acrescentar mais água do que no arroz branco, algo como duas xícaras e meia de água para uma de arroz.
- E o tempo que precisa ficar no fogo exige um pouco mais, uns 40 minutos.
- Ao contrário do arroz branco, não é bom dar aquela refogada no arroz integral antes de iniciar o cozimento.
Tomadas estas precauções, você terá um alimento bem mais nutritivo se usar o integral, com grandes vantagens para o organismo humano. São inúmeros os benefícios do arroz integral para nossa saúde.
O polimento deixa o arroz mais pobre
Na verdade, tudo o que você faz com o arroz branco pode, também, fazer com o arroz integral. Talvez você patine um pouco nas duas ou três primeiras incursões com ele na cozinha, mas, depois de dominá-lo perfeitamente, você não vai desistir nunca mais.
É possível fazer algumas comparações. Aquele arroz branco, mais ‘bonitinho’, contém quase só amido e poucos elementos efetivamente nutritivos e ricos ao organismo. Já a parte externa, a que é retirada no processo de polimento, possui aqueles minerais de que todos nós precisamos, como magnésio, cobre, manganês, selênio, potássio e fósforo.
Alguns benefícios do arroz integral
O que vai embora no processo de polimento também leva proteínas, lipídeos, vitaminas e fibras. Mas, não é apenas isso. O arroz integral, devido a todos estes elementos naturais que conserva, apresenta uma série bem grande de benefícios ao organismo. Vamos enumerar as principais:
- Suas fibras ajudam na preservação e funcionamento do intestino
- É excelente auxiliar para o cérebro, ajudando fortemente a ação dos neurônios. Possui as vitaminas B1 e B3 que atuam sobre o sistema nervoso
- O magnésio, presente no arroz integral, é excelente regulador dos ritmos cardíacos e, portanto, age em defesa de todo o sistema cardiovascular
- É um alimento que ajuda no processo de emagrecimento, pois suas fibras ajudam o intestino a funcionar bem e ainda promovem aquela sensação de saciedade que leva a pessoa a comer menos
- Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que agem na preservação dos principais órgãos humanos
- Possui ação de controle ao diabetes tipo 2. Pesquisa com quase 3 mil pessoas revelou que as fibras do arroz integral aumentam as defesas do organismo contra essa doença
Diferenças entre arroz integral e parboilizado
Existem outros estudos que mostram as grandes vantagens desse grão integral para a fortificação dos ossos e até no combate à asma, especialmente em crianças. Existem, entretanto, outras questões importantes a serem consideradas. Uma delas: muita gente confunde arroz integral com o arroz parboilizado.
No integral, como já dissemos, é apenas retirada a casca do grão, mas mantida a película que recobre seu núcleo, onde estão todos seus nutrientes de maior importância para o organismo. Já o parboilizado, antes de ser polido, é pré-cozido, o que ‘segura’ em seu núcleo boa parte daqueles nutrientes.
É possível deixar o arroz integral mais nutritivo
Mas, não integralmente. Ele mantém a coloração amarelada dos nutrientes, mas, perde boa parte deles. Apenas o arroz integral mantém a totalidade dos ingredientes naturais. Mesmo assim, não há a menor dúvida de que o arroz parboilizado é de qualidade bem superior ao arroz branco, que foi totalmente polido, com a manutenção apenas do amido, que é sua parte central, e a perda de seus nutrientes.
Existem mais algumas informações importantes sobre o arroz integral que a dona de casa precisa saber – assim como qualquer pessoa que se preocupe com sua saúde. Uma delas é que é possível deixar o arroz integral ainda mais nutritivo de como veio da natureza. São macetes resultantes de muitas pesquisas em laboratório.
Dica para melhorar o arroz integral
Uma dessas dicas é deixar o arroz de molho, por quatro a cinco horas antes de iniciar o cozimento. Com isso, ele vai absorver mais água e aumentar de tamanho, chegando a dobrar suas propriedades nutricionais.
Aumenta a quantidade, por exemplo, do ácido gama aminobutírico, com o que há maior liberação das enzimas benéficas ao organismo.
Contribui para a perda de peso
Esse processo, também conhecido como arroz integral germinado, provoca o aumento de nutrientes como a fibra dietética, o ácido ferúlico e a lisina, tornando-o de melhor digestão pelos intestinos. Com isso, há a melhoria de todo o metabolismo, reduzindo chances de algumas doenças.
Por fim, é preciso acrescentar que o arroz integral deve ser consumido de forma especial por aquelas pessoas que desejam perder peso. Ao acelerar o metabolismo, ele contribui para a melhoria de todo o sistema digestivo, não acumulando gorduras abdominais.
O post Benefícios do arroz integral para a saúde apareceu primeiro em Tudo Ela.
Benefícios do arroz integral para a saúde Publicado primeiro em https://tudoela.com
No comments:
Post a Comment