Thursday, March 28, 2019

Óleo de abacate: benefícios que vão além da estética

O óleo de abacate é um dos óleos funcionais que mais oferecem benefícios à saúde e ao corpo de quem o introduz na rotina. O fruto é rico em vitaminas A, C e E, proteínas, ácido fólico e potássio.

Apesar de ter ganhado destaque devido aos seus benefícios, o óleo de abacate ainda pode gerar algumas dúvidas. Consultamos a nutricionista Sabrina Oliveira para esclarecer essas perguntas e explicar os benefícios desse óleo que pode ajudar no corpo, cabelo, pele e muito mais.

8 benefícios do óleo de abacate

iStock

Segundo Sabrina, por ser extraído diretamente da polpa, local onde encontra-se a maior parte da gordura boa, o óleo traz diversos benefícios para a saúde.

1. Controla os níveis do colesterol

Com a presença de gorduras boas, o óleo contribui para a redução do colesterol considerado “ruim”, o LDL, e auxilia no aumento do colesterol “bom”, o HDL. Com a redução do colesterol ruim, torna-se mais fácil prevenir doenças cardiovasculares.

Além de prevenir doenças cardiovasculares através da diminuição do colesterol, o óleo de abacate também as previne por possuir ação anti-inflamatória que reduz o risco de danos às paredes arteriais.

2. Ajuda no emagrecimento

O óleo auxilia no controle do hormônio ligado ao estresse, o cortisol. Esse hormônio está diretamente ligado à compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura abdominal.

Assim, aliado a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos, ele pode contribuir para o emagrecimento.

3. Melhora a digestão

Sabrina afirma que o óleo ajuda o aparelho digestivo a processar melhor os alimentos devido à presença de algumas vitaminas, minerais e ácidos graxos monoinsaturados.

4. Aumento da imunidade

A presença de ômegas e a riqueza de lipídios contribuem para o aumento da imunidade, através da produção de células de defesa do corpo.

5. Combate rugas

A presença da vitamina E contribui para a prevenção do envelhecimento precoce da pele, combatendo o surgimento de rugas. Isso se dá devido à ação antioxidante presente na vitamina.

6. Ajuda na cicatrização

O óleo de abacate auxilia o processo de cicatrização da pele. Ele é comumente usado em tratamentos pós-cirúrgicos devido a sua propriedade anti-inflamatória. Além disso, o óleo também é utilizado para tratar inflamações na pele como acne, psoríase, queimaduras e mais.

7. Ameniza as estrias

O poder cicatrizante do óleo de abacate contribui para a diminuição das estrias, além de prevenir as tão indesejadas marquinhas.

8. Promove cabelos macios e hidratados

O óleo ajuda a controlar o frizz e deixar o cabelo mais macio e brilhoso, além de ajudar na restauração das pontas ressecadas.

Esses são os principais benefícios do óleo de abacate. Sabrina ressalta a importância de uma alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas para que os benefícios sejam potencializados.

Óleo de abacate para o cabelo: como usar

Esse tipo de óleo ainda traz algumas dúvidas sobre a forma de usá-lo, pois você pode aplicá-lo nos cabelos, na pele, usá-lo em alimentos e muito mais. Ele pode vir em forma de líquido ou até mesmo em comprimidos.

5 dicas para aplicar óleo de abacate no cabelo

Adriana, dona do canal “Feminina e Original”, fala sobre como o abacate recuperou seu cabelo e dá 5 dicas para usar o óleo no cabelo.

Umectação com óleo de abacate

Neste vídeo, Larissa demonstra como utiliza o óleo no processo de umectação para a nutrição dos seus fios. Ela conta um pouco sobre os efeitos e cuidados para quem tem o cabelo tingido.

Óleo de abacate para nutrição capilar

O vídeo mostra todo o processo de hidratação do cabelo com o óleo e o resultado que esse óleo vegetal oferta para um cabelo bastante macio e sedoso.

Viu como é fácil aplicar o óleo nos cabelos? Com efeitos tão incríveis, você não vai querer ficar de fora. Sabia que você pode fazer o óleo em casa?

Como fazer óleo de abacate

iStock

É possível fazer o óleo de abacate em casa e economizar aquela graninha. É bastante fácil, basta seguir alguns passos. Confira:

Você vai precisar de:

  • 3 abacates maduros;
  • Tecido para espremer o óleo;
  • Forma de alumínio.

Como fazer:

  1. Amasse a polpa de cada abacate com um garfo;
  2. Espalhe-as sobre a forma;
  3. Deixe a forma sob sol forte durante 3 a 5 dias, até que as polpas estejam secas;
  4. Mexa com o garfo todos os dias durante o processo de secagem a fim de deixá-las desidratadas;
  5. Coloque pequenas quantidades da polpa seca envolta no tecido e esprema para extrair o óleo;
  6. Esprema o tecido em um pote de vidro e guarde-o dentro da geladeira, pois não há conservantes no óleo puro.

Fazer o óleo caseiro requer poucos ingredientes e é bastante simples. Que tal experimentar e fazer o seu?

Óleo de abacate: onde comprar

Há quem prefira comprar o produto pronto. Sabia que você pode adquirir o óleo em cápsulas? Veja algumas sugestões:

  1. Óleo Abacate 100% puro, na La Nature
  2. Óleo de Abacate 60 ml, no Mundo dos Óleos
  3. Óleo de abacate em cápsulas, na NatusVita
  4. Óleo de abacate WNF, nas Americanas
  5. Óleo de abacate em cápsulas Duom, nas Americanas

Essas são algumas das lojas online que oferecem o óleo de abacate em suas variadas formas.

Composição do óleo de abacate

iStock

Como citamos acima, ele é um óleo vegetal repleto de vitaminas e nutrientes e que faz muito bem para o corpo, pele e organismo. Confira mais detalhes sobre a composição do abacate:

  • Valor energético: 884 calorias
  • Gorduras totais: 100 g
  • Gorduras saturadas: 12 g
  • Gorduras poliinsaturadas: 13 g
  • Gorduras monoinsaturadas: 71 g
  • Carboidratos: 0 g
  • Açúcares: 0 g
  • Proteínas: 0 g
  • Fibra Alimentar: 0 g

Essa é a composição de 100 gramas de óleo. Como você pode ver, ele é rico em gorduras, porém são gorduras que contribuem positivamente para o seu organismo.

Ao introduzir o óleo da abacate em sua rotina, você notará melhorias em seu corpo, na sua pele e no seu cabelo. Por isso, é um óleo vegetal essencial para quem está buscando uma vida mais natural e equilibrada. Que tal experimentar?

O post Óleo de abacate: benefícios que vão além da estética apareceu primeiro em Dicas de Mulher.


Óleo de abacate: benefícios que vão além da estética Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br

No comments:

Post a Comment