Todo mundo sabe que quando se tem um animal de estimação, inevitavelmente, em algum momento uma pulga ou outra irá aparecer. Além do desconforto para o seu pet, as pulgas podem causar doenças tanto nele quanto em você. Para te ajudar a evitar esse problema, separamos algumas dicas sobre como acabar com pulgas. Confira!
Como acabar com pulgas: identifique o inimigo
Para identificar que seu pet está com pulgas há alguns indícios no comportamento do seu cãozinho ou gato. O primeiro deles é a coceira. Você vai perceber que ele para tudo o que está fazendo para se coçar, principalmente na região do pescoço, onde as pulgas costumam se concentrar.
Ele também ficará inquieto e menos dócil. Isso é normal, já que há pulgas mordendo seu bichinho, não é mesmo?
Para se certificar, procure no corpo do animal. Se você não encontrar as pulgas, que costumam se esconder na pelagem, verifique se há fezes na pele e no pelo e se há mordidas.
Se a situação estiver mais grave do que você pensou, leve seu animal ao veterinário, para evitar consequências mais drásticas.
Pulgas em humanos: riscos para a sua saúde
Quando o animal vive dentro de casa é comum que as pulgas não se concentrem apenas nele, o que causa infestação no ambiente. Isso pode acontecer nos locais onde o animal costuma passar mais tempo, como sofás, tapetes e camas.
No entanto, as pulgas também podem identificar locais apropriados para viver e proliferar, como frestas de madeiras no piso, gavetas, armários de roupa de cama, etc.
Quando isso acontece, as chances de você também ter picadas de pulga são grandes. Geralmente acontece quando você está dormindo. Até que você acorda com um rastro de mordidas e sem encontrar as pulgas.
O perigo está no fato de que as pulgas podem causar várias doenças, como dermatites severas, além de verminoses, viroses e até anemia, caso consumam muito do seu sangue.
É importante descobrir o problema no começo para evitar a rápida proliferação. Uma pulga fêmea pode botar de 25 a 30 ovos por dia.
Prevenção de pulgas: acabe com pulgas no ambiente
O primeiro passo para acabar com infestações de pulga dentro de casa é se certificar que a limpeza seja constante, completa e profunda.
Veja algumas tarefas domésticas a serem feitas logo que descobre que seu animal levou pulgas para dentro de casa:
- Lave todas as roupas de cama.
- Lave também todas as suas roupas.
- Aspire toda a casa.
- Limpe sofás, cortinas e tapetes.
- Certifique-se de limpar também os colchões.
- Passe pano em toda a casa e móveis.
Dessa forma você é capaz de identificar os focos de proliferação da pulga, evitar que se propague e ainda repelir e eliminar com algumas receitas caseiras que daremos logo mais.
Como acabar com pulgas em gatos e cachorros?
Se você está preocupado e se perguntando como acabar com pulgas em seu gato ou cachorro, fique tranquilo, pois é possível se livrar desse problema. Veja algumas dicas para evitar e solucionar a situação:
- Dê banhos periódicos em seu animal.
- De tempo em tempo, faça uma tosa no pelo, as pulgas gostam de ambientes em que se sentem protegidas e os pelos promovem isso.
- Há remédios que podem ser aplicados em seu animal que matam as pulgas, combatendo o problema desde o começo. Para isso, consulte o veterinário que acompanha o seu pet.
- Existem coleiras com repelentes de pulgas e carrapatos, você pode colocar no seu animal de estimação.
Remédios caseiros para pulgas: passo a passo completo
Aqui vão algumas dicas de remédios caseiros que vão te ajudar a acabar com pulgas. Para isso você vai precisar de ingredientes que você tem em casa ou que são muito fáceis de encontrar.
Vinagre
Se você já acompanhou outras dicas de limpeza da Dr. Lava Tudo sabe que o vinagre pode te ajudar em várias tarefas domésticas, evitando o uso de produtos tóxicos e com resultados bem eficazes.
O vinagre também pode te ajudar quando o assunto é como acabar com pulgas! Você vai precisar de:
- Meio litro de suco de limão;
- Dois litros de água;
- Quatro litros de vinagre;
- Um recipiente com spray ou pulverizador.
Veja como é simples:
- Aspire toda a sua casa com a potência máxima do aspirador de pó. Isso vale para cada canto, com atenção a frestas de madeira e cantos de janela.
- Coloque todos os ingredientes no spray ou pulverizador.
- Passe a mistura em toda a casa.
- Deixe agir por duas horas e aspire a casa novamente.
Dependendo do nível de infestação de pulgas, faça o processo todos os dias da semana. Essa mistura é capaz de matar os ovos e larvas de pulga, evitando que a infestação fique pior.
Utilize sal
Assim que você identificar o foco de infestação de pulgas, você pode utilizar o sal para combate-las. O sal causa desidratação desses seres e é capaz de secar e matar as pulgas.
- Polvilhe o sal no local onde as pulgas estão vivendo, seja ele um tapete ou gaveta.
- Deixe agir de 12 a 48 horas.
- Utilizando um aspirador, tire todo o sal e as pulgas já mortas.
Vela
Você também pode utilizar aquela vela que está guardada no armário para emergências. Isso porque a luz atrai pulgas e você pode fazer uma armadilha com a vela.
Para isso, você vai precisar de detergente líquido, um recipiente e uma vela.
Para fazer a armadilha:
- Coloque a vela dentro do recipiente e em seu entorno o detergente líquido.
- Posicione a armadilha próximo ao ambiente onde há infestação de pulgas.
- Faça esse processo por quatro noites.
- As pulgas serão atraídas pela luz e ficarão presas no detergente.
Alecrim
Além de ser um ótimo tempero na hora de cozinhar, o alecrim também é poderoso quando o assunto é como acabar com pulgas. Você pode utilizá-lo em suas várias versões, pó, líquido ou óleo. Confira as receitas práticas separas especialmente para você:
Óleo de alecrim
Nesse modo, o alecrim serve como repelente e você pode adquirir ele já como óleo em lojas de essências e produtos naturais.
Para ter efeito, pingue gotas do óleo de alecrim no pescoço do seu cachorro, repetindo o processo até não ter mais pulgas. Os gatos costumam ter alergia dessa erva, portanto use apenas em cachorros, ok?
Alecrim em pó
O alecrim em pó pode ser utilizado como repelente natural. Para isso basta:
- Moer o alecrim (utilize um moedor de café ou pimenta) até que fique bem fino.
- Polvilhar o pó por toda a casa, nos tapetes, pisos, móveis e onde mais possa ter infestação de pulgas.
- Deixar agir por seis horas.
- Aspirar todos os lugares.
Para que o resultado seja ainda mais eficaz, você pode unir ao alecrim outras ervas como arruda, hortelã, absinto e erva-doce.
Alecrim como solução para spray
Separe raminhos de alecrim, um litro de água, suco de limão feito com seis limões e quatro gotas de óleo gerânio.
- Coloque a água para ferver.
- Misture todos os ingredientes quando a água já estiver fervendo.
- Deixe a mistura ficar concentrada de um dia para o outro. Para isso, deixe-a em uma tigela tampada em um lugar separado.
- Pela manhã, coe toda a mistura.
- Deposite a mistura coada em um spray e passe por toda a casa, principalmente nos lugares onde há frestas e maior possibilidade de ter ovos de pulga.
Óleo de citronela
A citronela é reconhecida como um ótimo agente contra insetos, capaz de repelir mosquitos, pulgas, carrapatos, pernilongos, etc. Use seu óleo como maneira de evitar que esses animais apareçam em sua casa, espalhando por todos os ambientes.
Após se livrar de todas as pulgas na sua casa, que tal uma limpeza completa em tapetes, cortinas, sofás e colchões para se certificar que está livre desse perigo? Conheça os serviços de limpeza da Dr. Lava Tudo!
O post Você precisa saber como acabar com pulgas! apareceu primeiro em Dr Lava Tudo.
Você precisa saber como acabar com pulgas! Publicado primeiro em https://drlavatudo.com
No comments:
Post a Comment