João saiu da casa dos pais há pouco tempo e resolveu adotar um gatinho para ser sua companhia no novo apartamento. O que ele não sabia é que o bichinho tem hábito de arranhar, e hoje está com sofá, tapetes e cadeiras destruídos. A boa notícia para o João é que a solução para esse problema é bastante simples! O arranhador de gato é fundamental para quem tem os felinos em casa: faz bem para a saúde dos animais e ajuda a proteger os estofados contra o “ataque” de arranhões.
Se, assim como o João, você não aguenta mais ver os gatos acabarem com os móveis da sua casa, veja como o arranhador pode te ajudar.
Entenda também por que seu gato precisa de uma caixa de areia.
O hábito de arranhar
O arranhar dos gatos é um hábito muito comum desses animais, mas por que eles sentem essa necessidade?
Uma das justificativas mais simples é o próprio instinto do gato. Os ancestrais do bichano eram caçadores e usavam as unhas como garras.
Por isso, até os dias atuais, eles continuam arranhando para deixar as unhas sempre saudáveis e preparadas para a caça. Com isso, a parte velha é desgastada, dando espaço para que a unhas novas e fortes apareçam.
O hábito de arranhar também funciona para marcar o território, já que tanto o odor, quanto o formato das marcas servem para identificar que o gato passou por ali. O odor vem de glândulas localizadas nas patas, que liberam feromônios.
Também demostra que o felino está saudável e confiante, além de ajudar a alongar os músculos e liberar o estresse, deixando-os mais relaxados.
Com tudo isso, já deu para notar que, ao contrário do que muita gente pensa, o hábito de arranhar não passa com o tempo.
Por isso, o bichano não deve ser punido ou reprimido: arranhar faz parte dos seus instintos e é uma demonstração natural do seu comportamento.
O arranhador de gato é a melhor saída para lidar com esse hábito.
Por que ter um arranhador de gato em casa?
Os gatos gostam de arranhar, principalmente, objetos que estejam na vertical. Cortinas, a lateral do sofá novo, portas… Tudo o que estiver ao alcance das unhas entra na mira.
O arranhador de gato é a alternativa perfeita para atrair os bichinhos – que acabam deixando outros objetos da casa de lado.
O nosso amigo João, do início do texto, levou um arranhador de gato para casa e já descobriu vários benefícios importantes desse brinquedo.
1. O gato fica com temperamento mais tranquilo
Embora os gatos sejam animais domesticados, eles ainda precisam seguir alguns comportamentos instintivos, como arranhar.
Se essa necessidade não é suprida, o bichano pode ficar estressado e com tendências agressivas, prejudicando a relação com seus tutores.
O arranhador de gato ajuda a cumprir parte dessa demanda instintiva, deixando o animal mais tranquilo e pacífico.
2. As unhas ficam lixadas e aparadas
Alguns tutores costumam resolver o problema de cortinas e sofás desfiados cortando as unhas dos gatos.
A questão aqui, é que as unhas deles são difíceis de aparar e se não soubermos onde cortar, o gatinho pode sangrar e sentir muita dor! O ideal é cortar com especialistas, em pet shops, para evitar acidentes.
Se você não quer cortar, mas gostaria que o felino tivesse unhas menores, o arranhador de gato também ajuda com isso, já que serve como uma alternativa para lixar as garras, deixando-as saudáveis.
3. Garantia de bem-estar para o bichano
Enquanto usa o arranhador, o gato alonga o seu corpo, trabalhando músculos e tendões. Isso ajuda a proporcionar alívio e sensação de bem-estar.
Assim, você pode esquecer de gatinhos estressados: eles vão ficar mais relaxados e com toda estrutura muscular em movimento.
Além disso, são brinquedos divertidos, que servem como ferramenta de saúde física e mental, deixando os gatos ativos mesmo quando estiverem sozinhos.
4. Os móveis da sua casa ficarão inteiros
Quando o pet se acostuma com o arranhador de gato, ele vai deixar em paz os outros móveis da sua casa.
Os bichinhos vão brincar e arranhar suas unhas em um objeto voltado especificamente para esse fim e acabarão se esquecendo dos sofás, cortinas e portas. Ou seja: todo mundo sai ganhando!
A urina também é outro problema que os pets precisam aprender a lidar. Leia nosso artigo sobre o assunto e veja como tirar cheiro de xixi de gato do sofá.
A escolha ideal para o arranhador de gato
Existem vários modelos de arranhador de gato disponíveis no mercado, que se ajustam tanto às necessidades no animal, quanto ao valor que o tutor tem para investir.
Para escolher, observe em qual sentido ele prefere arranhar (horizontal ou vertical) e as texturas que mais chamam atenção.
Por exemplo: se costuma arranhar mais os tapetes, os arranhadores horizontais, em formato de caixa, são os mais indicados. Já para o gatinho que fica apoiado nas patas traseiras, o ideal é o arranhador vertical.
Tipos de arranhadores
Os arranhadores de gato se diferenciam pelo material e formato em que são produzidos. Confira os principais tipos disponíveis no mercado:
Arranhador de papelão
São modelos mais baratos, mas os gatos adoram! São ótimos para afiar as unhas e os animais acham bastante divertidos.
Arranhador de pelúcia
O arranhador de pelúcia costuma ter uma estrutura mais completa. Além de arranhar as unhas, o gato tem espaço para dormir e brincar.
Arranhador de sisal
Esse modelo é mais resistente e vai durar bastante tempo. Por isso, costuma ser um pouco mais caro.
Em relação ao formato, eles são vendidos na posição horizontal, vertical e inclinada.
Arranhador caseiro: como fazer?
Em vez de comprar o arranhador de gato em um pet shop, você pode confeccionar um em casa.
Materiais
- Tubo de plástico ou papelão;
- Pedaço de madeira;
- Barbante;
- Parafusos;
- Fixadores em “L”;
- Cola;
- Grampeador de estofado.
Modo de fazer
- Prenda os fixadores na ponta dos tubos. A quantidade de fixadores varia de acordo com o peso do arranhador.
- Forre o tubo com barbante, usando a cola e lembrando de prender a ponta em um dos fixadores. Vá dando batidinhas a medida em que enrolar o fio, para que ele fique bem preso e ajustado ao tubo.
- Fixe os tubos em uma tábua de madeira e acrescente os detalhes que quiser, como tapetes, brinquedos e decoração em tecido.
Além de arranhar, o gato pode sujar os estofados da sua casa, com urina e resíduos de poeira que ficam nas patinhas.
Com a limpeza de sofá da Dr. Lava Tudo, você resolve esse problema com praticidade e economia. Faça um orçamento e deixe a sua casa um brinco!
O post Arranhador de gato: estofados e móveis mais protegidos! apareceu primeiro em Dr Lava Tudo.
Arranhador de gato: estofados e móveis mais protegidos! Publicado primeiro em https://drlavatudo.com
No comments:
Post a Comment