Sunday, January 20, 2019

Remédios caseiros para pressão baixa

Normalmente não tratada com a mesma preocupação da pressão alta, a pressão baixa efetivamente não é hoje mais encarada como doença. Apesar dos inconvenientes, como desmaios e mal estar, o avanço da medicina já constatou que, na maioria dos casos, bastam ajustes na alimentação e no comportamento da pessoa. E é bom saber que existem remédios caseiros para pressão baixa.

E trata-se de problema que pode ser herdado da mãe ou do pai – ou seja, as reais causas da pressão baixa podem estar em nosso gene. Ou, pode ocorrer quando a temperatura eleva-se demais ou devido a medicamentos que a pessoa está tomando, como os antidepressivos.

Sal embaixo da língua não resolve

A pressão está baixa, para os médicos, quando o aparelho indica índices abaixo de 90 – por exemplo, 9 x 6 ou 8 x 6. Em alguns casos, pode ser o que os médicos chamam de ‘pressão constitucional’, ou seja, está na constituição da pessoa, é normal para este indivíduo.

A pressão baixa também pode ocorrer em quadros de desidratação ou quando há sangramento. Também pode ser provocada por problemas na glândula suprarrenal ou reações cardíacas, além do uso de determinados medicamentos, já citado. A falta de sódio não é causa da pressão baixa, inclusive porque, no Brasil, o consumo do sal costuma ficar acima de 10 gramas por dia, e o organismo precisa de apenas dois gramas diariamente.

Pressão baixa não é doença

Portanto, o conselho popular de colocar um pouco de sal sob a língua para elevar a pressão é pura crendice, explica um médico. A perda de líquidos, esta sim é importante para provocar a pressão baixa. Ter pressão baixa contínua não chega a ser considerado um grande problema, afirmam especialistas.

Por isso mesmo, não existem mais medicamentos químicos para a pressão baixa. Seu tratamento consiste em atacar o que está provocando esta anomalia – se é pelo calor elevado, buscar um lugar mais fresco; se pela falta de líquido, ingeri-los bastante. No caso dos remédios caseiros para pressão baixa, eles não possuem contraindicação, são remédios naturais.

Veja também:

Nutrientes não circulam bem pelo organismo

Há uma questão sobre este estado de saúde que preocupa muito os médicos: quem tem pressão baixa na juventude, pode vir a ter pressão alta quando ficar mais velho. Isso pode acontecer em casos de descendência familiar – pai ou mãe hipertenso – ou se a pessoa, por não ter uma alimentação adequada, vir engordar muito.

Para a medicina, a hipotensão – pressão baixa – é provocada por quadros em que nutrientes e o oxigênio não circulam adequadamente pelo organismo, o que provoca problemas como enjoos, transpiração, fraqueza, visão turva e até desmaio. Isso pode ser mais comum em dias quentes.

Suco de tomate com laranja

Entre os remédios caseiros para pressão baixa, um dos mais aceitos – e bem vistos pela medicina, já que médico não costuma receitar chás – é o suco de tomate com laranja. Há explicações científicas para o benefício que essas duas frutas provocam no organismo de quem está com pressão baixa.

É que ambos são riquíssimos em minerais que auxiliam o organismo, elevando a pressão do indivíduo. Um desses minerais é o potássio, presente especialmente no tomate. Trata-se de um suco que não possui qualquer contraindicação e, por isso, até mesmo mulheres grávidas podem ingeri-lo sem nenhum problema.

Veja como preparar o seu suco

Vamos à receita do suco de laranja com tomate. Você pode utilizar apenas o suco da laranja ou, o que é melhor, retirar apenas sua casca e colocá-la picada no liquidificador, inclusive com o bagaço, aquela parte branca que protege os gomos com o suco. Neste caso, a fruta continua rica com todos seus nutrientes e você precisará acrescentar um pouco de água. Vamos lá:

  • Use três laranjas normais;
  • E dois tomates bem maduros;
  • Coloque-os no liquidificador e bata bem. Modere com água para ficar líquido, ao seu gosto.

O ideal é tomar até 250 mililitros – um copo, em média – duas vezes ao dia, por um período de cinco dias. Isso para pessoas que tenham um quadro permanente de pressão baixa. Depois do quinto dia, suspender as doses e fazer uma avaliação dos resultados, com a medição da pressão.

Dicas importantes dos médicos

Aliás, quando à essa questão de medir a pressão, existem algumas dicas dos médicos que é muito importante observá-las. Primeiro, quem tem quadros de pressão baixa – ou pressão alta -, precisa fazer o acompanhamento contínuo da pressão e, persistindo o problema, buscar imediatamente ajuda médica. Se o quadro se mantém como permanente, é porque há algum problema causador desse quadro e, claro, o médico é a pessoa indicada para ser procurada.

A segunda dica importante é quanto ao horário em que a pessoa vai fazer a medição da pressão. A medição precisa ser feita em pelo menos três horários diferentes, no mesmo dia, pois é bastante normal que a pressão venha a oscilar conforme o horário do dia e até mesmo dependendo das condições climáticas.

Fazer a leitura em três horários do dia

Além do horário, é preciso verificar o estado de estresse em que essa pessoa se encontra. Uma pessoa estressada normalmente apresenta quadros de pressão alta e, portanto, é preciso levar isso em consideração. O ideal é deixar a pessoa relaxar e descansar para, só então, fazer a medição e obter resultados corretos.

Quanto ao horário, à noite normalmente a pressão é mais baixa, especialmente se a pessoa dormir. Depois, durante o dia e após a pessoa levantar-se, a pressão vai subindo aos poucos. Por isso é que a leitura deve ser feita pelo menos em três períodos do mesmo dia, para que tenha uma leitura correta.

Faça sempre a leitura da sua pressão

A prática de exercícios físicos também faz a pressão subir, o que é normal. Por isso, se uma pessoa veio caminhando, não deve ser feita a leitura da sua pressão sem, antes, um bom descanso, de uns cinco minutos. Do contrário, dará uma informação errada ao médico e seu diagnóstico resultará equivocado.

No mais, a pessoa com quadros alterados de pressão precisa, com urgência, buscar o médico assim que verificar o problema. E como descobrir? Fazendo a leitura diária de sua pressão, naqueles horários alternados. E boa alimentação – sem excesso de gorduras, sal ou açúcar -, exercícios físicos e caminhadas. E remédios caseiros para pressão baixa, pois, como já foi dito, não são mais fabricados remédios químicos para este problema. Que não é mais encarado para doença, mas, como um distúrbio do corpo humano.

O post Remédios caseiros para pressão baixa apareceu primeiro em Tudo Ela.


Remédios caseiros para pressão baixa Publicado primeiro em https://tudoela.com

No comments:

Post a Comment