Ao comprar uma bela casa de praia para passar o fim de semana, os feriados prolongados e as férias de fim de ano, você nem se quer imagina que devem ser tomados alguns cuidados a mais com a limpeza e manutenção do lugar devido ao clima característico dessa região. O desafio de como limpar casa na praia vai muito além da faxina, uma velha prática que consiste em varrer, passar pano no chão e tirar o pó dos móveis.
Ocorre que a faixa litorânea apresenta altos índices de umidade, o que implica que moradores destas regiões e turistas aprendam a conviver com as exigências climáticas e descobrirem como evitar mofo na praia.
Apesar de toda a qualidade de vida que ela oferece, conservar eletrodomésticos, objetos de decoração e móveis é uma missão e tanto. Tarefas simples como limpar piso com maresia, guardar travesseiros na praia ou até mesmo guardar roupas na praia podem se tornar um verdadeiro pesadelo.
É preciso, também, saber lidar com o mau cheiro, característico dessas casas que ficam fechadas por longos períodos; o mofo e o bolor que podem ser encontrados em armários, roupas, paredes e ainda a ação da maresia em móveis e objetos de metal.
Como limpar casa na praia: dicas práticas!
Confira algumas dicas que separamos para você saber como limpar casa na praia e mantê-la aconchegante:
-
Móveis bem cuidados sempre
Para evitar que os móveis de madeira sejam atingidos pela umidade da praia e por cupins, uma boa dica é limpá-los pelo menos uma vez a cada dois dias com pano seco e óleo de peroba. Evitar deixá-los expostos ao tempo, mesmo que eles sejam para uso externo, também é importante.
No caso do piso, o melhor jeito de acabar com a areia dentro de casa é usar o aspirador de pó. E se o piso for de madeira, leia nossa matéria e aprenda como limpar piso de madeira.
-
Adeus maresia!
Para controlar a ação da maresia, o indicado é usar produtos anticorrosivos e se possível optar por objetos de inox na hora da compra, pois o material é mais resistente a ação dos sais marinhos.
A única restrição na hora de limpá-lo é quanto ao uso de buchas, que podem arranhar sua superfície. Já para manter os cômodos livres de areia por mais tempo, apostar em aspiradores de pó.
-
Sem essa de misturinha especial
Ao contrário do que muitos moradores, diaristas e faxineiras imaginam o uso excessivo de água, a mistura de produtos químicos e a limpeza feita mais de uma vez por dia não garantem que as manchas desaparecerão.
Cada material exige um produto específico e se você não quiser perder nada, fique atento à composição de cada um deles. O importante é priorizar a ventilação e iluminação do ambiente, evitando assim o aparecimento de bolor e o consequente mau cheiro de mofo por causa da maresia.
-
Água parada não
Caso você tenha piscina em casa, lembre-se de realizar a higienização: mantenha os parâmetros de cloro regulados e verifique o PH sempre. Se for você quem faz essa limpeza, o indicado para eliminar todos os resíduos da água é usar um decantador (produto de limpeza que reage com as partículas de sujeira) e um aspirador para retirá-los do fundo semanalmente.
Para que o vento não traga mais sujeira e a piscina não se torne criadouro de ovos do mosquito da dengue, você pode cobrir o espaço com uma lona ou um deck.
-
Xô insetos!
Lembre-se de manter a desinsetização em dia, e também a manutenção na vegetação do gramado sempre baixa para evitar a presença de hóspedes indesejados. Roedores, baratas, mosquitos e outras pragas podem acarretar problemas no seu jardim e também na sua saúde. O ideal é fazer pelo menos dois cortes por mês e dedetizar uma vez a cada seis meses.
-
Prevenir é melhor do que remediar!
Uma boa dica para evitar a perda de móveis, roupas e outros materiais é controlar a umidade dentro de casa. Isso pode ser feito através do uso de um desumidificador de ar, equipamento que pode ser colocado tanto dentro de armários para proteger roupas e evitar a perda de alimentos na despensa, quanto na sala ou no quarto para acabar com as manchas de mofo e bolor que vira e mexe aparecem no sofá, nas roupas de cama e nas paredes.
E se o medo dos proprietários for ainda o de sair, deixar a casa fechada durante o dia e na volta se deparar com aquele cheiro forte…o desumidificador também pode ajudar, já que pode ser programado para funcionar durante horas até que seu reservatório encha ou ser conectado à um dreno para escoamento da água diretamente no ralo.
Seguindo esses cuidados de como limpar casa na praia, você pode viajar e curtir tranquilamente os dias quentes de verão, tomar sol na praia e se refrescar com uma boa bebida gelada, porque quando voltar, certamente encontrará uma casa limpa e fresquinha. E o que é ainda melhor: sem umidade.
O post Como limpar casa na praia: 6 dicas de limpeza apareceu primeiro em Dr. Lava Tudo. Visite para mais conteúdos como esse!
Como limpar casa na praia: 6 dicas de limpeza Publicado primeiro em https://drlavatudo.com
No comments:
Post a Comment