Também conhecida como Monstera Deliciosa, a Costela de Adão é uma planta, que acompanha frutos comestíveis, nativos das regiões úmidas do:
- México;
- Guatemala;
- Costa Rica;
- Panamá.
Hoje, a fruta cresce em toda a América Central e do Sul, na Austrália, e seleciona partes do Mediterrâneo, como a costa da Itália. Um punhado de entusiastas do jardim na Flórida também cultiva a Costela de Adão para uso decorativo. No Havaí, é considerada uma espécie levemente invasiva.
Sobre esta planta
Também conhecida como a planta de queijo suíço, fruta-pão mexicana ou planta de furacão, a Costela de Adão é reconhecível por suas grandes folhas verde brilhantes com divisões e buracos profundos.
Embora raramente floresça dentro de casa, ao ar livre produz flores que se desenvolvem em frutos comestíveis com gosto de uma salada de frutas.
As folhas e frutos da Costela de Adão
Sua fruta, já formada, amadurece no verão para cair meses depois, enquanto novas frutas começam a se formar durante a temporada também. No ano seguinte, essas frutas recém-formadas estarão prontas para a colheita.
Esperar que a fruta amadureça leva de 10 a 14 meses, então é necessário paciência. Mesmo que o caule verde – conhecido como espádice – tenha suas escamas verdes firmemente presas, não é recomendado ingerir a Costela de Adão.
Comer a fruta neste estado fará com que a boca fique irritada por causa dos cristais de oxalato de cálcio em forma de agulha. Para descrever a sensação, é possível comparar o incômodo que ocorre quando se toma uma porção se suco puro de abacaxi não maduro.
Para alguns, a sensação de coceira se estende ao rosto, pele e até mesmo ao couro cabeludo. É possível reduzir a reação bebendo suco de limão misturado com uma pitada de vinagre. Essa mistura agiliza a dissolução dos cristais.
Só coma a fruta se as escamas caírem com facilidade. Marcas negras, como linhas, ao longo da escala são perfeitamente normais. Quando maduras, as Costelas de Adão emitem um cheiro agradavelmente frutado. Quando passadas do ponto, o aroma se torna almiscarado e fermentado.
Nota: algumas pessoas podem apresentar fortes reações alérgicas por ingerir cristais de oxalato de cálcio. Para a maioria, o resultado é um leve desconforto apenas.
A toxicidade ocorre ao comer quantidades absurdamente além da conta. Afinal, salsa, berinjela, pimenta, milho, abóbora e pepino são exemplos de outros alimentos contendo oxalato de cálcio e não fazem mal. No entanto, para garantir, mordisque uma pequena parte e espere antes de prosseguir para determinar a reação do corpo.
O sabor da fruta da Costela de Adão
Os outros nomes que esse fruto recebe dão fortes indícios de seu sabor: queijo suíço, salada de frutas, abacaxi japonês, mel silvestre e banana de penglai. A Monstera deliciosa tem um sabor semelhante a jaca, banana, abacaxi e também possui um toque de morango.
A fruta é levemente azeda, mas não ácida ou adstringente. A textura dos grãos cortados é fibrosa, ligeiramente viscosa e suculenta.
Considere comer a fruta ao longo de alguns dias, à medida que amadurece progressivamente de baixo para cima. Este método irá maximizar o sabor e evitar a coceira desagradável na garganta que acompanha a ingestão de imaturos.
Benefícios para a saúde da Costela de Adão
A Costela de Adão é tão saudável quanto a maioria das frutas: é baixa em calorias, rica em vitamina C e potássio.
Tradicionalmente, várias sociedades no México e no Peru usam as raízes como material para corda e cestaria. Medicinalmente, os mexicanos usam infusões da raiz da planta para aliviar a dor artrítica ou acalmar os sintomas das picadas de cobra. Na China, partes da Costela de Adão removem tosse, hematomas, infecções e febre. As folhas aquecidas e amassadas ajudam a cauterizar as feridas.
Mais alguns benefícios
Aumento da imunidade: Os nutrientes encontrados na planta (fruta) aumentam a imunidade do organismo, protegendo, assim, contra várias doenças e infecções;
Concentração em vitamina C: Essa vitamina encontrada em abundância na Monstera é essencial para a manutenção do coração, dos vasos sanguíneos, para a cicatrização de feridas e proteção contra doenças degenerativas;
Diminuição e cura da anemia: Com a capacidade de absorção de outros nutrientes, a Costela de Adão acaba retendo bastante Ferro dos outros alimentos. Isso assegura boas doses de glóbulos vermelhos e hemoglobina, impedindo o desenvolvimento da amenina.
Manutenção de funções corporais: Sendo uma ótima fonte de proteína, a fruta da Costela de Adão é capaz de fazer boa manutenção das funções vitais dos sistemas:
- Digestivo;
- Imunológico;
- Circulação;
- Metabolismo.
Além disso, a Monstera:
- É capaz de retardar o envelhecimento;
- Regula os níveis de Fósforo no organismo;
- Regula os níveis de Cálcio no organismo;
- Reduz os níveis de Vitaminas do Complexo B;
- Possui propriedades altamente antioxidantes;
- Estabiliza os níveis armazenados de gordura corpórea.
Armazenamento
A Monstera deliciosa continuará a amadurecer se retirada prematuramente da planta. Simplesmente coloque a fruta em um saco de papel marrom com uma banana para acelerar seu amadurecimento. As “escamas” verdes começarão a cair no decorrer de uma semana. Se possível, deixe a fruta na vertical enquanto amadurece.
A fruta fresca se mantém por uma semana na geladeira, e vai manter por até um ano no congelador.
Ideias de uso para a Costela de Adão
A polpa deliciosa da Monstera (ou Costela de Adão) tolera o aquecimento, permitindo assim o uso em geleias, assados, frituras, xaropes e molhos.
A polpa de banana pode ser substituída pela polpa dessa fruta em receitas de assados. Pão de banana e cupcakes cítricos são apenas algumas possibilidades.
Faça a deliciosa compota da Costela de Adão adicionando açúcar e limão. A própria fruta tem pectina suficiente para fazer uma textura adequada.
Adicione os grãos às saladas e vitaminas de frutas, especialmente aquelas que compartilham seu sabor tropical: banana, abacaxi, morango, jaca, etc. A fruta também combina bem com mamão, manga, kiwi e outros frutos exóticos e ácidos.
O post Costela de Adão: saiba tudo sobre essa planta e seus benefícios apareceu primeiro em Tudo Ela.
Costela de Adão: saiba tudo sobre essa planta e seus benefícios Publicado primeiro em https://tudoela.com
No comments:
Post a Comment