Não é preciso dizer da importância do consumo do leite para preservar o bem estar de nosso corpo de nossos ossos e de quão ele é fundamental na fase de crescimento, pois é um lugar comum, é de conhecimento de todos. Mas vamos reafirmar sim a importância do consumo do leite neste post de leite desnatado, apresentado números, apesar de não ser uma novidade.
Por dois motivos:
- Primeiro, porque muitas pessoas têm ciência desse fato, da importância do consumo de leite, mas têm uma noção vaga a respeito, não têm real dimensão da importância, o que pode estimulá-la a considerar um alimento menor na sua alimentação diária depois de crescido, o que é um erro;
- Segundo é porque vivemos uma fase mais hard core da modernidade líquida, uma era de teorias da conspiração colocando praticamente tudo em xeque em prol de interesses escusos de uma gama de oportunistas picaretas que querem perpetuarem suas insanidades, e preconceitos, demolindo o prestígio dos acadêmicos e da imprensa:
- Vacinas, teoria da gravidade, terra plana, evolução, tudo o que era consenso e que sempre contribuiu para o progresso da humanidade começa deixar de ser para uma galera que recebe notícia sem qualquer tipo de filtro pelas redes sociais, sendo sujeitas a fazer parte de uma massa de manobra deprimente e nociva ao coletivo.
Informação e fatos mais do que nunca são necessários.
Mas como o assunto principal é o leite desnatado, quais são as vantagens, desvantagens, engorda, ajuda emagrecer, tem ou não tem cálcio etc, vamos abordar o assunto da importância do consumo do leite de maneira resumida para não alongar demais o texto. E caso já queira ir direto sobre o leite desnatado, basta pular o próximo tópico.
Tire suas dúvidas sobre leite desnatado a seguir.
Confira!
A importância do consumo de leite
Órgãos como o Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o consumo diário de leite, ou de seus derivados, para uma criança de até dez anos deve ser de 400 ml por dia. Adolescentes, até 19 anos, 700 ml dia. Adultos, acima de 20 anos, e idosos, 600 ml.
O leite é importantíssimo para o pleno desenvolvimento e bem estar do corpo humano por ser rico de fontes minerais, com o cálcio se destacando por ter contribuição fundamental para a formação dos ossos.
Propriedades do leite
- Cálcio;
- Vitamina B2;
- Vitamina B12;
- Vitamina A;
- Vitamina B6;
- Tiamina;
- Fósforo;
- Potássio;
- Magnésio;
- Zinco;
- Carboidrato;
- Proteína;
- Gorduras totais;
- Gorduras saturadas;
- Ferro;
- Sódio;
- Colesterol (4 mg por porção 200 ml).
Benefícios do leite para a nossa saúde
O consumo diário de leite seja leite integral, leite desnatado ou semidesnatado, comprovadamente:
- Fortalece ossos e dentes;
- Previne osteoporose;
- Previne diabetes tipo 2;
- Causa bem-estar.
E o leste desnatado?
Várias pessoas não gostam de consumir leite desnatado por o acharem “sem gosto”, “aguado” e por isso suspeitam que não tenha cálcio, mas em contrapartida a maioria inclina-se a acreditar que o leite desnatado ajuda a emagrecer, talvez pela impressão, pela sensação, de parecer mais “leve” do que o tradicional.
O que há de fato e fantasias nessas impressões sobre o leite desnatado?
Sobre o gosto
O que faz com que o leite desnatado tenha, digamos, menos sabor do que o leite integral, por exemplo, não é a falta de cálcio, isso é bobagem , preste bem atenção, todo leite tem cálcio, ainda que a quantidade possa variar de um tipo de leite para o outro, mas cálcio está sempre presente.
O que muda no caso específico do leite desnatado e que contribui para alterar o gosto, deixá-lo “mais light”, é a baixa incidência de gordura, no máximo 0,5%, bem menor do que leite integral, que para ter a consistência e palatabilidade que apresenta precisa de no mínimo 3% de gordura.
É a gordura que dá a consistência e a diferença de sabor, não a quantidade de cálcio.
Sobre perda de peso
A última questão ajuda a responder sobre o assunto do leite desnatado ser mais indicado para quem está fazendo dieta.
O fato de apresentar bem menos gordura do que o leite integral significa que é uma substância menos calórica e uma ótima alternativa para quem precisa diminuir o consumo de tal sorte de nutriente.
Vejamos a informação nutricional do leite desnatado por porção de 200 ml:
- Calorias: 63;
- Carboidratos: 9,4g;
- Proteínas 6,3 g;
- Gorduras totais: 0g;
- Gorduras saturadas: 0g;
- Sódio: 143 mg;
- Cálcio: 240 mg.
O leite desnatado surge, inclusive, como uma alternativa mais saudável do leite comum por volta da década de 1960 quando pesquisas apontando os riscos a saúde do excesso de gordura, que dentre outros males favorece o desenvolvimento do mau colesterol, foram amplamente divulgadas.
As desvantagens
Contudo, apesar do leite desnatado ser menos calórico, o auxílio na balança é relativo.
Isso porque as empresas para tentar compensar, ou diminuir, um pouco a diferença acentuada de sabores entre o integral e o desnatado acabam adicionando açúcar na composição do produto, e açúcar, como deve saber, tem, no mínimo, o mesmo potencial de desequilibrar a balança do que a gordura, então, no fim das contas, o resultado pode acabar sendo o mesmo do que consumir a versão integral.
Claro que depende da marca, por isso é sempre importante consultar os valores nutricionais antes de adquirir um produto.
Mas há ainda outro porém sobre o assunto. Mesmo que o leite desnatado não tenha nenhum acréscimo de açúcar, o fato de ter menos gordura interfere na questão da saciedade, as pessoas precisam ingerir mais mililitros para sentir a mesma sensação de estarem bem nutridas quando consome o integral. Isso acaba ocasionando uma ingestão muito maior do que a recomendada.
Considerações finais
A diferença do leite desnatado para o integral é o teor de gordura, bem menor do que o último, 0,5% contra 3%, o que explica a diferença de sabor, fazendo com que o leite desnatado pareça mais fraco. Porém isso não significa que não tenha cálcio ou seja falto das principais proteínas que acompanham o leite convencional.
Por ser menos gorduroso, o leite desnatado é menos calórico, o que colabora para a perda de peso. Mas a falta de gordura compromete em termos de saciedade o que pode induzir a pessoa consumir mais do que o recomendado.
É também preciso ficar de olho na tabela nutricional de algumas marcas que colocam açúcar na fórmula para compensar o sabor menos atrativo.
Gostou do conteúdo?
Então curta, compartilhe, avalie.
Sua opinião é muito importante para nós.
Leia mais de nossa sessão de nutrição.
O post Leite desnatado: características, vantagens e desvantagens apareceu primeiro em Tudo Ela.
Leite desnatado: características, vantagens e desvantagens Publicado primeiro em https://tudoela.com
No comments:
Post a Comment